Política
03/11/2025
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) hoje (3), às 16h, no Senado.
Ele é investigado no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões desvendado pela Operação Sem Desconto.
A Polícia Federal aponta a CBPA entre as entidades envolvidas em descontos irregulares em benefícios entre 2019 e 2024.
Tanto a confederação quanto Abraão Lincoln tiveram bens bloqueados por decisão judicial, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
A CPMI também aprovou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do gestor e requisitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório sobre movimentações financeiras.
Segundo o senador Izalci Lucas (PL-DF), a confederação é “um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto e responsável por um impacto financeiro estimado em R$ 221,8 milhões subtraídos de forma contumaz e sistêmica dos benefícios de aposentados e pensionistas”.
O nome de Abraão Lincoln já havia sido citado em depoimentos anteriores à comissão.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas