Alexandre de Moraes aciona PGR sobre prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Example news
Ascom/STF
Ministro Alexandre de Moraes busca esclarecer se o episódio configura uma falta grave.

Justiça

24/06/2026

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. A medida foi tomada após uma arma registrada no nome do ex-presidente ser apreendida com um militar em uma blitz no Distrito Federal.

O magistrado busca esclarecer se o episódio configura uma falta grave. O parecer vai definir se a apreensão tem força para interromper o benefício da prisão domiciliar humanitária do político.

Em contrapartida, os advogados de Bolsonaro protocolaram um pedido para prorrogar a permanência dele em casa. A defesa alega um quadro de multicomorbidade que reúne ao menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes.

Entre os problemas listados estão apneia grave, hipertensão, doença coronariana e crises recorrentes de obstrução intestinal. A petição menciona ainda cirurgias abdominais antigas, instabilidade para andar e um traumatismo cranioencefálico por queda recente.

Os defensores argumentam que o tribunal não exige estado terminal para conceder o direito. O foco seria garantir um ambiente adequado para tratamentos contínuos, citando o caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello como precedente.

No último dia 15 de junho, a equipe médica do ex-mandatário solicitou exames complexos como tomografias e endoscopia. Os procedimentos servem para monitorar as sequelas de uma pneumonia broncoaspirativa detectada recentemente.

Um relatório médico assinado na segunda-feira reforça que o atual regime prisional é indispensável. Segundo os médicos, ficar em casa reduz drasticamente os riscos de descompensação e crises agudas de saúde.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas