CNI pede cautela depois que Lula autorizou lei da reciprocidade contra tarifaço

Example news
Divulgação/CNI
Sede da Confederação Nacional da Indústria em Brasília: Em nota, a CNI afirmou que ainda é hora de apostar no diálogo.

Economia

29/08/2025

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defendeu hoje (29) cautela diante da escalada da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos, um dia após o presidente Lula (PT) autorizar a abertura de consultas para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica contra o tarifaço de 50% imposto pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros.

Em nota, a CNI afirmou que ainda é hora de apostar no diálogo.

“O setor industrial continuará buscando os caminhos do diálogo e da prudência, e avalia que não é o momento para a aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica”, diz trecho da nota da entidade.

Na avaliação da indústria, as economias brasileiras e americanas são complementares, e a relação bilateral construída ao longo de mais de 200 anos deve ser preservada.

Para reforçar a estratégia, uma comitiva da CNI, com mais de 100 líderes empresariais, embarca na próxima semana para Washington.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas