Política
16/02/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o foco do desfile da Acadêmicos de Niterói, que abriu o Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ontem (15), na Marquês de Sapucaí.
Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola contou a trajetória do petista desde Garanhuns (PE) até o Palácio do Planalto, passando pela atuação sindical em São Paulo.
Lula assistiu do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), ministros e aliados, e chegou a descer à pista para acompanhar a comissão de frente.
O desfile mostrou momentos da carreira política do presidente, como a passagem da faixa para Dilma Rousseff (PT), além de uma cena com Michel Temer (MDB) “entregando” a faixa a um palhaço que simbolizava Jair Bolsonaro (PL), seguido de uma representação de prisão ao lado do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Carros alegóricos retrataram Lula em diferentes fases da vida e alas fizeram referência a programas sociais dos governos petistas.
A apresentação gerou questionamentos sobre possível propaganda eleitoral antecipada, já que Lula é pré-candidato à reeleição.
O Partido Novo acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que decidiu na quinta-feira (12) que barrar o desfile antes de ocorrer configuraria censura prévia, mas manteve o processo em análise.
Senadores e lideranças da oposição, como Sergio Moro (União-PR), Michelle Bolsonaro (PL), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o governador Romeu Zema (Novo), criticaram o evento e afirmaram que irão à Justiça.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas