Justiça
07/05/2025
O ex-vereador de Natal, Adenúbio Melo, foi condenado a 18 anos de reclusão em regime fechado.
A decisão da 7ª Vara Criminal da capital potiguar, atendendo pedido do Ministério Público, também condenou outros cinco envolvidos no esquema de desvio de recursos da Câmara Municipal de Natal.
O ex-vereador foi considerado culpado pelos crimes de peculato e uso de documentos ideologicamente falsos.
As investigações do MPRN revelaram que o esquema de desvios aconteceu entre 2010 e 2011 e era encabeçado pelo então vereador Adenúbio Melo, com o auxílio de seus assessores e da contadora Aurenísia Celestino, desviava recursos da verba de gabinete.
O esquema consistia na simulação de contratações de empresas inexistentes ou inativas para prestação de serviços e fornecimento de materiais, com a emissão de notas fiscais fraudulentas e a adulteração de cheques para justificar os gastos da verba pública.
No entanto, os serviços não eram efetivamente prestados e os produtos não eram entregues.
A Justiça potiguar também determinou que os condenados devolvam aos cofres públicos o valor de R$ 250 mil.
Os condenados terão o direito de recorrer em liberdade.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas