Cidades
21/08/2025
O Governo do Rio Grande do Norte avalia decretar situação de emergência devido à seca que castiga o Estado.
De acordo com documentos obtidos pela Tribuna do Norte, o Gabinete Civil pediu relatórios a órgãos como Caern, Emparn e Semarh para avaliar a “necessidade de emissão de Decreto Estadual de Situação de Emergência por Seca”. A última vez que o decreto foi publicado foi em 2021.
A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informou que dez cidades podem entrar em colapso hídrico até janeiro de 2026, atingindo 108.312 pessoas.
Municípios como Ouro Branco, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas já correm risco a partir de setembro.
Hoje, segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), os 69 reservatórios do Estado têm apenas 46% da capacidade total.
Atualmente, 75 municípios potiguares já estão em situação de emergência reconhecida pelo governo federal.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas