Segurança Pública
21/10/2025
O Governo do Estado prorrogou a validade do Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar (PMRN), realizado em 2023. A medida, assinada hoje (21) pela governadora Fátima Bezerra, estende a vigência do certame até 2027.
A decisão reforça a política de recomposição do efetivo da Polícia Militar, dá segurança jurídica aos candidatos aprovados e consolida o planejamento estratégico do Estado para a segurança pública.
“Esta medida que tomamos hoje reforça o compromisso do Governo do RN com a valorização da carreira militar, o fortalecimento da estrutura da segurança pública e a proteção da população potiguar”, afirmou a governadora durante a assinatura do ato.
O prazo legal do concurso se encerraria em 24 de outubro, mas com a prorrogação passa a valer por mais dois anos. A medida também mantém a viabilidade de convocação de uma terceira turma (T3) para o curso de formação.
“Mantendo a validade do certame, garantimos a continuidade da política de recomposição dos efetivos das forças de segurança do Estado”, destacou o secretário Francisco Araújo.
“Não é garantia de convocação, mas é garantia de que esta convocação pode ser feita nos próximos dois anos”, explicou o comandante-geral, coronel Alarico Azevedo.
Contexto histórico
O concurso público da Polícia Militar foi lançado pelo governo com o objetivo de recompor os quadros da corporação, após mais de uma década sem novos ingressos. Foram convocadas duas turmas: a T1 concluiu o curso de formação e os alunos já foram incorporados como soldados da PM.
A T2 atualmente em curso de formação, com conclusão prevista para março de 2026. Com a prorrogação, mais uma turma, a T3 terá oportunidade de ser convocada.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas