Segurança Pública
06/11/2025
O Ministério da Justiça iniciou um projeto-piloto de combate a facções criminosas no Nordeste, tendo o Rio Grande do Norte, governado por Fátima Bezerra (PT), como área de teste.
Desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a ação foi aplicada durante a Operação Território Seguro e busca reconquistar áreas controladas pelo crime, combinando força policial e políticas sociais.
A operação envolveu a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Segundo o secretário Nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, trata-se de “um projeto científico, construído com diálogo com universidade e sociedade civil, que tem como fundamento a inteligência e a retomada por força policial, serviços entrando no território. A polícia entra, satura e depois entram os serviços públicos, e a polícia vai saindo aos poucos”.
O ministério deve divulgar os primeiros resultados em dezembro.
Se o modelo funcionar, será expandido para outras regiões marcadas pelo tráfico de drogas.
O plano inclui, além da presença policial, a atuação conjunta de serviços de Justiça, iluminação, urbanismo, saúde e educação para consolidar a segurança e melhorar as condições de vida nas comunidades retomadas.
*Com informações de O Globo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas