Cidades
23/10/2025
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que parte da área prevista para a construção do Parque Linear pela Prefeitura de Natal está localizada em uma zona de preservação integral.
De acordo com o órgão, o local não é compatível com o projeto apresentado, uma vez que a legislação proíbe edificações permanentes e atividades com grande fluxo de pessoas nesses espaços.
Segundo o Idema, uma análise técnica constatou que cerca de 60% do terreno indicado pelo município estão inseridos na Zona Primitiva 3 (ZP3), destinada à preservação integral, conforme o Plano de Manejo do Parque das Dunas.
O instituto informou que o novo plano prevê a criação da Zona de Uso Intensivo 2 (ZUI2), com aproximadamente 16 hectares, onde poderão ser instalados equipamentos voltados ao lazer, esporte e cultura.
O Idema ressaltou que o licenciamento ambiental de atividades dentro do Parque das Dunas é de competência exclusiva do Estado do Rio Grande do Norte, conforme a Lei Complementar Federal nº 140/2011.
O Governo do Estado informou que mantém diálogo com a Prefeitura de Natal, o Exército Brasileiro e os Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre o tema.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas