Economia
08/05/2025
A partir da próxima terça-feira (13), o INSS começa a informar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos associativos feitos em seus benefícios.
Segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller, o objetivo é que cada segurado possa conferir se autorizou ou não esses débitos.
As notificações serão feitas exclusivamente pelos canais oficiais: a central 135 e o Meu INSS, tanto no aplicativo quanto no site.
Na terça-feira, o sistema vai exibir os nomes das associações e os valores descontados.
Já no dia seguinte, quarta-feira (14), o segurado poderá informar se concordou com os débitos ou não.
Caso o desconto não tenha sido autorizado, o INSS vai cobrar automaticamente a associação envolvida.
A entidade terá 15 dias úteis para provar o vínculo com o beneficiário ou devolver o valor via GRU. O dinheiro será repassado ao aposentado ou pensionista na conta do benefício, por meio de uma folha suplementar.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas