INSS vai avisar aposentados sobre descontos em folha e cobrar associações

Example news
Arquivo/Agência Brasil
Previdência Social brasileira é investigada por esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Economia

08/05/2025

A partir da próxima terça-feira (13), o INSS começa a informar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos associativos feitos em seus benefícios.

Segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller, o objetivo é que cada segurado possa conferir se autorizou ou não esses débitos.

As notificações serão feitas exclusivamente pelos canais oficiais: a central 135 e o Meu INSS, tanto no aplicativo quanto no site.

Na terça-feira, o sistema vai exibir os nomes das associações e os valores descontados.

Já no dia seguinte, quarta-feira (14), o segurado poderá informar se concordou com os débitos ou não.

Caso o desconto não tenha sido autorizado, o INSS vai cobrar automaticamente a associação envolvida.

A entidade terá 15 dias úteis para provar o vínculo com o beneficiário ou devolver o valor via GRU. O dinheiro será repassado ao aposentado ou pensionista na conta do benefício, por meio de uma folha suplementar.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas