Justiça obriga Estado a retomar obras paradas no Hemonorte

Example news
Reprodução
Justiça cobra obras de ampliação do almoxarifado e construção da área de nutrição do Hemocentro Dalton Barbosa Cunha.

Justiça

12/11/2025

A Justiça potiguar determinou que o Governo do Rio Grande do Norte retome, sem novas interrupções, as obras de ampliação do almoxarifado e construção da área de nutrição do Hemocentro Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte), em Natal.

A decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública impõe ainda que o Estado apresente, em até 60 dias, um cronograma atualizado e inicie as obras em até 90 dias.

A medida atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MP), que denunciou a paralisação das obras iniciadas em 2011 e paradas há mais de dois anos.

Segundo o órgão, o abandono do canteiro causou infiltrações, falhas elétricas e uso inadequado dos espaços, comprometendo a segurança sanitária e o funcionamento da hemorrede estadual.

Na decisão, o juiz considerou que a paralisação “configura descumprimento do dever estatal de eficiência”, violando princípios constitucionais da administração pública.

O magistrado afirmou ainda que a inércia do governo fere o direito fundamental à saúde e autoriza a intervenção do Judiciário diante da omissão administrativa.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas