Brasil
01/10/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou hoje (1º) a proposta que acaba com a exigência de autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a medida tem como objetivo reduzir os custos e ampliar o acesso ao documento.
Com a autorização, o Ministério dos Transportes abrirá amanhã (2) uma audiência pública sobre o tema, que ficará em consulta por 30 dias.
A mudança será formalizada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), caso a proposta seja confirmada.
Renan Filho defendeu a iniciativa afirmando que “a obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente e as pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos”.
Ele explicou que as aulas práticas e teóricas poderão ser ministradas por instrutores autônomos credenciados após prova aplicada pelo governo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas