Maioria dos brasileiros vê Bolsonaro ligado a tentativa de golpe e apoia prisão domiciliar, aponta Quaest

Example news
Rosinei Coutinho/STF
Ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília desde o dia 4 de agosto.

Brasil

02/09/2025

Pesquisa Quaest revelou que 86% dos brasileiros já tinham conhecimento do processo do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe de Estado que começa hoje (2), e 52% acreditam que o ex-presidente participou do plano golpista - em dezembro eram 47%. Outros 36% avaliam que ele não teve envolvimento e 2% negam que tenha havido golpe.

A sondagem ainda mostra que a prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada em meio ao inquérito que investiga a atuação de seu filho Eduardo nos Estados Unidos, tem apoio da maioria.

Segundo o levantamento, 55% dos brasileiros consideram a medida justa, enquanto 39% a classificam como injusta. Entre os apoiadores da decisão, estão 65% dos nordestinos e 62% dos católicos.

Bolsonaro e o filho foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por coação, acusados de articular pressões contra ministros do STF, procuradores da Procuradoria-Geral da República (PGR) e delegados da própria PF.

O caso, agora em julgamento, envolve também militares e ex-integrantes de seu governo, com sessões previstas até o dia 12 de setembro.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas