Educação
23/09/2025
Mais de 3,5 mil internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte participam do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025, iniciado hoje (23). Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, dos 3.539 detentos, 2.211 buscam a certificação do Ensino Fundamental e 1.328 a do Ensino Médio.
As provas são aplicadas em 20 unidades prisionais do estado e seguem o mesmo nível de exigência da população em geral. No Ensino Fundamental, os candidatos respondem a questões de áreas como Matemática, Ciências Naturais e Língua Portuguesa. Já no Ensino Médio, os exames abrangem Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e garante aos aprovados, além da certificação, o direito à remição de pena, conforme resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No RN, a organização do exame é feita pelo Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), ligado à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas