Justiça
09/09/2025
O ministro Alexandre de Moraes afirmou hoje (9) que o Brasil esteve próximo de retornar a uma ditadura devido à atuação de uma organização criminosa liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A fala ocorreu durante seu voto no julgamento da trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o relator, o núcleo político de Bolsonaro desrespeitou a alternância de poder e organizou ataques às instituições. Moraes citou o uso de órgãos do Estado para fins políticos, intimidação de autoridades e tentativas de deslegitimar o Judiciário.
“O Brasil quase voltou a uma ditadura porque um grupo político não soube perder a eleição”, declarou. Para ele, o objetivo era manter-se no poder pela força, inclusive estimulando episódios de violência.
O julgamento continua no STF, que decidirá sobre a absolvição ou condenação dos réus.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas