Saúde
09/02/2026
Natal aderiu oficialmente à Plataforma de Regulação do Acesso à Assistência em Saúde (Regula RN) Ambulatorial, que desde 26 de janeiro concentra todos os encaminhamentos para consultas e procedimentos especializados.
O novo sistema já soma mais de 8 mil procedimentos efetivados e, a partir de fevereiro, passa a informar agendamentos via WhatsApp, com a assistente virtual Estela.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida busca “aprimorar os serviços de regulação de consultas, exames e demais procedimentos especializados”.
A plataforma classifica pacientes por risco clínico, permite acompanhar o fluxo até o atendimento e amplia o controle do uso de recursos públicos, com dados unificados entre município e estado.
A migração do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), do Ministério da Saúde, começou em setembro de 2025 e segue em transição, com capacitação das equipes.
“Nessa transição, não foi possível importar integralmente os dados do sistema anterior”, orienta Ludmila Oliveira, diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DERAC) da SMS Natal, ao recomendar que usuários confirmem e atualizem seus dados na unidade de referência.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas