Cidades
10/02/2026
A nova metodologia da prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será aplicada em 100% no Rio Grande do Norte a partir de 19 de fevereiro, quinta-feira após o Carnaval, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A mudança segue resolução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e adota avaliação por pontuação, com o fim da baliza como falta eliminatória.
“O novo manual não traz a baliza como uma decisão soberana”, afirmou, ao Agora RN, o diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira.
A prova passa a analisar todo o percurso, com infrações leves (1 ponto), médias (2), graves (4) e gravíssimas (6).
O candidato é aprovado com menos de 11 pontos, e o exame pode ser interrompido em caso de imperícia.
O processo começa pelo aplicativo CNH do Brasil, inclui prova teórica com 30 questões e mínimo de 21 acertos, e reduz a carga mínima de aulas práticas para duas horas.
“O mínimo são duas, mas nada impede de a pessoa dizer: eu quero cinco, quero seis, quero dez”, disse Jonielson, que estimou custo médio em cerca de R$ 650 e informou que o primeiro reteste da prova prática será gratuito.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas