Brasil
20/10/2025
A Petrobras recebeu hoje (20) a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, em águas profundas da Margem Equatorial, a cerca de 500 km da foz do rio Amazonas e 175 km da costa do Amapá.
Segundo a estatal, a sonda já está posicionada e a perfuração deve começar imediatamente, com duração prevista de cinco meses.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), vinha pressionando pela liberação da licença, contrariando o Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva, que se opõe à exploração na região.
O movimento ocorre em meio a articulações políticas que envolvem a futura indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e possíveis negociações com o Palácio do Planalto.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, comemorou o aval e afirmou que a autorização é “uma conquista da sociedade brasileira” e demonstra o “compromisso das instituições nacionais com o diálogo e o desenvolvimento do país”.
Ela garantiu que a operação será conduzida “com segurança, responsabilidade e qualidade técnica”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas