Justiça
23/10/2025
O prefeito reeleito de Itaú, Francisco André Regis Junior PP), e o vice, Paulo Fernandes Maia (MDB), foram cassados e multados em R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A decisão foi tomada pelos crimes de abuso de poder político e conduta vedada durante as eleições de 2024.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apontou que eventos com recursos públicos, o Dia das Mães Itauenses e o Arraiá do Zé Padeiro, foram usados para promoção pessoal, incluindo distribuição de cerca de 300 brindes de alto valor e menções ao prefeito durante shows, como o da Banda Rey Vaqueiro.
Para os desembargadores, essas ações violaram o Artigo 73 da Lei das Eleições (9.504/97), configurando a necessidade de cassação, multa e realização de novas eleições.
Além da cassação e multa, Andre Junior e Paulo Fernandes ficaram inelegíveis por oito anos.
Em suas redes sociais, o prefeito afirmou que respeita a decisão, mas vai recorrer: "Eu fui julgado, não porque trouxe prejuízo ao município... Eu quis apenas fazer o bem ao povo de Itau, como sempre fiz".
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas