Professores da UERN param nesta quarta-feira contra a “PEC do desmonte”

Example news
ADUERN
Paralisação foi decidida em assembleia da Associação dos Docentes da UERN.

Educação

29/10/2025

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) cruzam os braços hoje (29) em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, apelidada nacionalmente de “PEC do desmonte do serviço público”.

A paralisação foi decidida em assembleia da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) e terá um ato público nos portões da universidade.

A mobilização conta com apoio de sindicatos de Mossoró e ocorre em sintonia com o movimento nacional que reage ao avanço da proposta.

Também será realizada em Brasília a Marcha Nacional Unificada dos Serviços Públicos, reunindo servidores de todo o país contra a reforma.

Segundo Cláudio Mendonça, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a reforma faz parte de um pacote que inclui um Projeto de Lei Complementar e um Projeto de Lei.

“A adoção da lógica neoliberal de ‘gestão por resultados’, com a instituição do chamado ‘bônus de desempenho’, representa uma ameaça à estabilidade do servidor público, favorecendo práticas clientelistas e a corrupção, além de comprometer a continuidade dos serviços e ampliar a terceirização”, afirmou.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas