Brasil
24/09/2025
Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Aquidauana, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Entre as vítimas está Kongjian Yu, arquiteto chinês reconhecido internacionalmente como um dos maiores do mundo, além de dois cineastas brasileiros e o piloto da aeronave.
O acidente ocorreu na Fazenda Barra Mansa, local que já foi cenário da novela Pantanal da TV Globo e é conhecido por receber turistas nacionais e estrangeiros. As causas da queda do avião ainda serão investigadas.
As vítimas identificadas pelas autoridades são: Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; Kongjian Yu, arquiteto; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, documentarista; e Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.
De acordo com amigos, Ferraz e Yu gravavam um documentário sobre o conceito das “cidades-esponja”, idealizado pelo arquiteto chinês. Kongjian Yu participou recentemente da Bienal de Arquitetura de São Paulo e seguia em missão ao Pantanal.
O acidente causou comoção no meio artístico e científico, dada a relevância internacional das vítimas, e está sob investigação da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas