Economia
24/06/2026
A PetroReconcavo garantiu um pacote de licenças ambientais para perfuração, operação e infraestrutura no Rio Grande do Norte. Os avais foram emitidos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (23).
As autorizações focam nos campos de Paturi, em Mossoró, e Cachoeirinha, em Caraúbas. Entre os documentos estão licenças prévias para novos poços e acessos rodoviários válidos até 2028.
A companhia também assegurou linhas de tubulação que passam de 1,8 quilômetro de extensão. Além disso, a empresa conseguiu renovar a licença de operação para 29 poços já ativos no Campo de Livramento, em Mossoró.
Em Caraúbas, a empresa recebeu sinal verde para instalar quatro novos poços. A produção dessa área será escoada direto para a Estação Coletora e Compressora (ECC) local.
Em nota, a petroleira celebrou o avanço e cravou seus objetivos comerciais. “A PetroReconcavo vem atuando de forma sistemática e consistente na revitalização de seus ativos no estado”, afirma.
A empresa citou investimentos pesados em perfuração e recuperação de reservatórios antigos. Entre os maiores aportes recentes está a compra de fatias na unidade de gás de Guamaré por US$ 65 milhões, fechada em 2025.
Para o Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro), o movimento traz fôlego novo para a região. Marcos Brasil, coordenador-geral da entidade, aposta no ganho econômico para os municípios envolvidos.
“Tem uma perspectiva de aumento de produção e, para operar esses postos, vai ter que contratar mais pessoas e consumir mais materiais, o que vai dar mais demanda no comércio da região”, afirma. Os municípios vão embolsar mais Imposto Sobre Serviços (ISS) e royalties.
O setor potiguar tenta se reerguer de um tombo histórico, operando hoje com média de 32 mil barris diários. O Sindipetro, contudo, enxerga um horizonte promissor com novos leilões e a Margem Equatorial.
“Está se iniciando um novo ciclo de aumento e de chegada de novos investimentos com esses leilões e também com a margem equatorial. Novos investimentos devem chegar daqui a um ano ou dois”, projeta o coordenador.
é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.
ver mais
Receba notícias exclusivas