Brasil
07/05/2025
O Rio Grande do Norte vai ganhar dois novos assentos na Câmara dos Deputados, passando de 8 para 10 representantes a partir de 2027.
A mudança faz parte de um projeto de lei aprovado ontem (6) que amplia de 513 para 531 o número total de deputados, com base no Censo de 2022.
A decisão atende a uma cobrança do STF, que em 2023 apontou que o Congresso estava devendo essa atualização.
Com isso, estados como Mato Grosso e Amazonas também ganham cadeiras, enquanto Rio de Janeiro e Bahia, que poderiam perder, continuam como estão.
No caso do RN, a mudança também afeta a Assembleia Legislativa, que hoje tem 24 deputados estaduais e passará a contar com 30 (3 parlamentares a mais por cada novo federal).
O custo estimado com as novas cadeiras é de R$ 64,8 milhões por ano. A proposta ainda precisa passar pelo Senado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas