Cidades
04/11/2025
O Rio Grande do Norte passou a integrar a Under2 Coalition, aliança global de governos comprometidos em reduzir emissões de gases de efeito estufa e atingir a neutralidade de carbono até 2050.
A adesão foi oficializada pela governadora Fátima Bezerra durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro. “É um compromisso com a nossa gente, porque cuidar do clima é, antes de tudo, cuidar do nosso povo”, afirmou.
Com o ingresso, o estado se junta a mais de 200 governos subnacionais que atuam pela transição climática alinhada ao Acordo de Paris.
No Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) será o responsável por coordenar as ações, e a criação do Fórum Estadual de Mudança do Clima será o próximo passo.
“O fórum servirá para o debate do plano climático de forma participativa e colaborativa”, explicou o diretor técnico do Idema, Thales Dantas.
A Under2 Coalition orienta que cada membro elabore seu próprio plano de descarbonização até 2030, com transparência e metas intermediárias.
Entre as prioridades estão a transição energética, transporte limpo, indústria de baixo carbono e combate ao desmatamento.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas