Saúde
03/02/2026
O Rio Grande do Norte recebeu mais de 410 doses de Niservimabe, anticorpo indicado para prevenir infecções graves pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês.
A remessa chegou no fim de janeiro à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
As doses atendem prematuros com menos de 36 semanas e seis dias e crianças de até dois anos com comorbidades, como cardiopatia congênita, imunodeficiências, fibrose cística, broncodisplasia, síndrome de Down e doenças neuromusculares.
A aplicação será feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em maternidades, Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES), Centros de Informação em Imunobiológicos Especiais (CIIES) e outras unidades, conforme a demanda.
O anticorpo complementa a vacinação de gestantes contra bronquiolite, iniciada em dezembro de 2025, que já alcançou mais de 7 mil grávidas no estado.
Em 2024, dados do Ministério da Saúde registraram 243 casos de bronquiolite grave em menores de dois anos no RN, com três mortes confirmadas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas