Economia
03/11/2025
O Rio Grande do Norte chegou a 87.484 empresas inadimplentes em agosto de 2025, segundo levantamento da Serasa Experian.
O número representa aumento de 1,4% em relação a julho, quando havia 86.206 empresas com pendências financeiras.
A dívida média no estado é de R$ 23,3 mil, a mais alta entre os estados do Nordeste.
Na região, a Bahia lidera em volume de inadimplência (353.652), seguida por Pernambuco (221.433) e Ceará (191.488). Já Alagoas tem a maior taxa proporcional do país.
Para o advogado Cláudio Medeiros, especialista em Direito Empresarial, “o aumento da inadimplência empresarial indica que muitos empreendedores ainda estão com dificuldades para equilibrar receitas e despesas”.
Medeiros alerta que o valor médio das dívidas no RN é o ponto mais preocupante. “Embora o número de empresas inadimplentes não seja o maior, os débitos assumidos por cada empresa são mais pesados”, afirmou.
Ele defende políticas de renegociação e crédito sustentável para evitar que o endividamento afete o crescimento e o emprego.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas