Economia
29/09/2025
O Rio Grande do Norte já tem mais aposentados do que servidores ativos, segundo levantamento divulgado pela Tribuna do Norte.
Hoje, são 47.637 aposentados e 12.977 pensionistas contra 54.026 servidores na ativa, em um total de 114.640 vínculos.
A Secretaria de Administração (SEAD) admite que a proporção de “um para um” é “matematicamente insustentável” e calcula que, em dez anos, 16 mil servidores devem se aposentar.
O problema se agrava porque o Estado gasta 55% da Receita Corrente Líquida com pessoal, acima do limite de 49% da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que trava novas contratações.
Sindicatos denunciam que áreas como saúde e segurança já trabalham no limite.
Para o governo, a saída está em manter disciplina fiscal, estimular a permanência de servidores e equilibrar gradualmente a reposição de quadros, mas os sindicatos alertam que, sem medidas rápidas, o serviço público pode entrar em colapso.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas