Rogério Marinho acusa escola de samba de montar palanque político para Lula

Example news
Reprodução/Instagram
Escola de samba Acadêmicos de Niterói apresenta homenagem ao presidente Lula.

Política

16/02/2026

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL), manifestou forte repúdio ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, ocorrido na Marquês de Sapucaí no último domingo (15).

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (16), o parlamentar acusou a agremiação de transformar a manifestação cultural em um "palanque político" em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marinho argumenta que a exaltação de uma autoridade no exercício do poder fere o princípio da isonomia e o equilíbrio democrático.

Segundo o senador, a oposição não aceitará a "normalização" do uso de eventos culturais para promoção pessoal e confirmou que o bloco oposicionista levará o caso à Justiça Eleitoral para apurar possíveis abusos de poder político e eleitoral.


Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

O desfile de escola de samba transformado em palanque político a favor do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ultrapassa todos os limites do razoável.

Instrumentalizar um desfile — que deveria ser espaço de manifestação artística — para promover autoridade pública, com nítido viés eleitoral, afronta a ética, o equilíbrio democrático e o princípio da isonomia.

Quando um espetáculo de alcance nacional é utilizado para exaltação política de quem está no exercício do poder, cria-se evidente desequilíbrio na disputa democrática. Se qualquer outro agente político promovesse ato semelhante, a reação institucional seria imediata. A lei não pode ter destinatário escolhido.

Não aceitaremos a normalização do uso indireto de eventos culturais de grande projeção como instrumento de promoção pessoal e eleitoral. Adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis, com a provocação da Justiça Eleitoral, para que se apure eventual abuso de poder político e uso indevido de estruturas que deveriam servir a todos os brasileiros.

Pelo bem da democracia e em respeito ao princípio da igualdade de condições entre candidatos, esperamos que, constatadas irregularidades, sejam aplicadas as sanções previstas na legislação.

Brasília, 16 de fevereiro de 2026.

ROGÉRIO MARINHO

Senador da República

Líder da Oposição no Senado

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas