Economia
07/10/2025
Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, entrou de vez no mapa da energia solar com a inauguração do Complexo Fotovoltaico Dunamis, no dia 24 de setembro.
O projeto reúne quatro usinas e adiciona 117,54 megawatts (MW) à matriz elétrica, impulsionando o setor de renováveis no estado.
Com investimento de R$ 569 milhões, o empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal.
São 36 unidades geradoras ligadas à Rede Básica por uma linha de transmissão de 230 quilovolts (kV) e uma subestação própria.
O licenciamento foi conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), que emitiu as Licenças de Operação (LO) necessárias para o funcionamento.
O projeto é fruto da parceria entre a Raízen Power e a Mercedes-Benz do Brasil.
Toda a energia produzida em Santana do Matos será usada para abastecer as fábricas da montadora em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).
Com o modelo de autoprodução, a fabricante passa a operar com 100% de energia renovável, em sintonia com as metas de sustentabilidade da Daimler Truck.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas