Cidades
01/10/2025
A estiagem já alcança 83% do território do Rio Grande do Norte e 70 municípios dependem do abastecimento por carros-pipa, segundo dados da Defesa Civil Estadual publicados pela Tribuna do Norte.
A operação envolve 210 veículos e atende mais de 80 mil pessoas em áreas rurais.
Os 69 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) estão com apenas 44% da capacidade.
Vinte e três deles operam abaixo de 20%, com situações críticas em Itans (Caicó) com 0,12%, Passagem das Traíras (São José do Seridó) com 0,03%, Jesus Maria José (Tenente Ananias) com 1,14% e Lulu Pinto (Luís Gomes) com 1,78%.
Municípios como Luís Gomes, Ouro Branco, Serra do Mel e Água Nova já vivem colapso parcial, com rodízios e dependência de medidas emergenciais.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) prevê chuvas abaixo da média e altas temperaturas nos próximos meses, cenário que pode agravar ainda mais o abastecimento humano e a produção agrícola.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas