Economia
29/10/2025
O Senado dos Estados Unidos aprovou a resolução que derruba as tarifas adicionais de 40% sobre produtos importados do Brasil.
A proposta, apoiada por 52 senadores, entre eles cinco republicanos, ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção presidencial.
O texto questiona o uso da Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (International Emergency Economic Powers Act – IEEPA) por Donald Trump, alegando que não existe emergência econômica entre os dois países, já que a balança comercial é favorável aos norte-americanos.
Uma medida anterior aprovada na Câmara, porém, pode travar a nova votação.
Um dos autores da proposta, o senador Tim Kaine, da Virgínia, afirmou antes da votação que o aumento de preços para os consumidores, “principalmente do café”, foi um dos motivos para defender o projeto.
Também assinam a resolução os senadores Chuck Schumer, Rand Paul, Jeanne Shaheen e Ron Wyden.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas