Política
03/11/2025
Será instalada amanhã (4), às 11h, no Senado Federal, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.
O grupo vai investigar a estrutura, expansão e funcionamento de facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), além de milícias em diversas regiões do país.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), de 78 anos, vai conduzir a sessão de instalação.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do pedido de criação da CPI, deve ser confirmado como relator. “Pelo perfil dos parlamentares indicados não será uma CPI chapa-branca”, afirmou o parlamentar.
A comissão, formada por 11 titulares e 11 suplentes, foi criada em junho, mas só será instalada após a crise de segurança no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos em operação contra o Comando Vermelho.
O prazo inicial para os trabalhos é de 120 dias, prorrogáveis conforme o regimento interno do Senado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas