Justiça
20/10/2025
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma amanhã (21), às 9h, o julgamento do chamado núcleo 4 do processo sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
O grupo é acusado de propagar “notícias falsas sobre o processo eleitoral” e de promover “ataques virtuais a instituições e autoridades”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O relator, ministro Alexandre de Moraes, já apresentará seu voto na abertura da sessão, seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
A expectativa é que o julgamento seja encerrado ainda nesta terça, com definição das penas em caso de condenação.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu punição para todos os sete réus, a maioria militares do Exército, classificados como integrantes do “grupo da desinformação”.
Entre os acusados estão o major da reserva Ailton Gonçalves Moraes Barros, o presidente do Instituto Voto Legal (IVL) Carlos Cesar Moretzsohn Rocha e o policial federal Marcelo Araújo Bormevet.
As defesas negam participação em organização criminosa e afirmam que os réus apenas compartilharam conteúdos públicos ou atuaram tecnicamente, sem envolvimento político.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas