Cidades
24/12/2025
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) começou a formar a comissão especial que vai conduzir a licitação do transporte público da capital, processo inédito na cidade.
Segundo a secretária Jódia Melo, a comissão terá servidores públicos e observadores externos para garantir transparência, com participação de órgãos como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público do Estado (MP), Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB), Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) e Câmara Municipal.
Em entrevista ao Agora RN, Jódia afirmou que, após a definição dos nomes, a comissão passará por análise da Procuradoria Geral do Município (PGM) e, em seguida, o edital será publicado.
A expectativa, segundo ela, é divulgar as regras em janeiro de 2026, abrindo a concorrência que vai substituir o atual modelo de autorizações precárias por contratos formais de concessão.
A secretária lembrou que Natal nunca conseguiu concluir uma licitação do sistema, após tentativas frustradas em 2017, e disse que o novo edital prevê contrato de 15 anos, fontes de receita extratarifária e renovação da frota. “É um processo esperado há décadas e, nas vezes em que houve tentativa de fazer, a licitação deu deserta”, afirmou Jódia Melo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas