Mundo
11/08/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai mobilizar tropas da Guarda Nacional para Washington e que o governo federal tomará o controle da polícia local com o objetivo de combater o que ele considera ser uma criminalidade excessiva na capital americana, apesar dos indicadores de violência mais recentes em queda.
Ele fez o anúncio em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11).
Donald Trump declarou emergência em segurança pública para justificar as iniciativas federais na cidade, que vão durar, inicialmente, 30 dias. No total, 800 homens da força federal serão deslocados.
O presidente americano disse que limpará os parques da capital, referindo-se à retirada de pessoas em situação de rua, e que as ajudará "na medida que puder", sem detalhar o que fará para auxiliar essa população.
O presidente dos Estados Unidos citou Brasília como exemplo de "capital violenta” no mundo.
Além de Brasília, Trump citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).
Com Folha e g1
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas