Educação
24/12/2025
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reagiu aos cortes feitos pelo Congresso Nacional no orçamento das universidades federais durante a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Em nota, a entidade manifestou “profunda preocupação” e pediu recomposição imediata, “sob pena de comprometer o funcionamento regular das universidades e limitar o papel estratégico dessas instituições no desenvolvimento científico, social e econômico do país".
Segundo cálculos da Andifes, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 previa recursos que acabaram reduzidos em 7,05%, o equivalente a R$ 488 milhões para as 69 universidades federais.
“Esses cortes incidiram de forma desigual entre as universidades e atingiram todas as ações orçamentárias essenciais ao funcionamento da rede federal de ensino superior”, afirma a entidade.
A associação alerta ainda para o impacto de cerca de R$ 100 milhões a menos na assistência estudantil, o que ameaça a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criada pela Lei nº 14.914/2024.
“Os cortes aprovados agravam um quadro já crítico”, diz a nota, que também aponta prejuízos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas