Brasil
10/02/2026
O Brasil repetiu em 2025 a segunda pior nota da série histórica no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado pela Transparência Internacional.
O país marcou 35 pontos, numa escala de 0 a 100, e manteve a 107ª posição entre 182 países, abaixo da média global e das Américas, ambas com 42 pontos.
O resultado indica estagnação em relação a 2024, quando foram 34 pontos, variação considerada sem relevância estatística pela entidade.
O IPC reúne até 13 fontes independentes com a percepção de especialistas e executivos sobre corrupção no setor público.
O Brasil ficou próximo do Sri Lanka (35) e atrás de Argentina, Belize e Ucrânia (36).
Segundo a Transparência Internacional, o desempenho reflete macrocorrupção recorrente e fragilidades institucionais.
“Embora o Brasil tenha chamado a atenção internacional pela resposta firme do Supremo Tribunal Federal na responsabilização de envolvidos em atentados contra a democracia, o país também chocou o mundo com escândalos de corrupção em escala inédita e episódios de impunidade”, afirmou o diretor executivo no Brasil, Bruno Brandão.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas