Economia
11/09/2025
O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou queda de 0,1% em julho na comparação com junho, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) divulgada hoje (11). É o pior resultado deste ano e também o mais fraco para o mês de julho desde 2023, mesmo com ajuste sazonal. Essa foi a primeira vez no ano que o indicador ficou no campo negativo no estado.
Conforme o levantamento, apesar da retração no volume de vendas, a receita nominal do setor teve alta de 0,2%, mas em ritmo inferior ao observado em junho (2,2%).
Na comparação com julho de 2024, o comércio potiguar avançou 4,8% no volume de vendas e 10,3% na receita nominal. No acumulado de 2025, os crescimentos são de 2,4% e 8%, respectivamente.
No comércio varejista ampliado — que engloba veículos, motos, peças, material de construção e atacado de alimentos e bebidas —, também houve queda de 0,1% frente a junho. O resultado deixou o RN com o quinto pior desempenho do país e o segundo pior do Nordeste.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas