Brasil
24/12/2025
Pilotos, copilotos, comissários e demais tripulantes de voos comerciais podem entrar em greve nacional a partir de 1º de janeiro de 2026.
A decisão depende do resultado de duas assembleias convocadas pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).
Uma nova proposta salarial, apresentada ontem (23) em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), será votada em assembleia online entre os dias 26 e 28.
Se houver rejeição, o sindicato mantém assembleia presencial no dia 29, em São Paulo, que pode autorizar a paralisação já no primeiro dia do ano.
Segundo o TST, a proposta foi construída “em conjunto” e prevê reajuste de 4,68%, somando recomposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ganho real de 0,5%, além de aumento de 8% no vale-alimentação.
“Nós estamos prontos para greve”, afirmou o presidente do SNA, Tiago Rosa, ao destacar que a categoria foi chamada para nova negociação “de muito boa fé”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas