Congresso do Peru afasta presidente Dina Boluarte

Example news
Wikimedia
Dina Boluarte assumiu o cargo em dezembro de 2022, após a destituição de Pedro Castillo.

Mundo

10/10/2025

O Congresso do Peru aprovou na madrugada de hoje (10) o afastamento da presidente Dina Boluarte, citando “incapacidade moral” e acusações de corrupção, incluindo o caso Rolexgate, que investiga relógios de luxo não declarados.

A votação foi unânime, e Boluarte, de 63 anos, não compareceu à sessão para se defender.

O novo presidente interino é José Jerí, de 38 anos, atual chefe do Congresso e membro do partido conservador Somos Peru.

Em discurso após assumir, Jerí afirmou que seu governo será de reconciliação e combate ao crime, e que entregará o poder ao vencedor das eleições de abril de 2026.

Multidões celebraram do lado de fora do Congresso e da embaixada do Equador, onde havia rumores de pedido de asilo por parte de Boluarte.

Boluarte assumiu o cargo em dezembro de 2022, após a destituição de Pedro Castillo, e enfrentou forte rejeição popular, com aprovação entre 2% e 4%.

Seu governo foi marcado por protestos violentos, denúncias de enriquecimento ilícito e aumento da violência no país, incluindo mais de 6 mil homicídios entre janeiro e agosto de 2025 e crescimento de 28% nas denúncias de extorsão em relação ao ano anterior.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas