Justiça
12/11/2025
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal investigue possíveis crimes ligados ao envio de emendas parlamentares para 34 Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor.
O caso surgiu após relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar fragilidades na aplicação de cerca de R$ 2,3 bilhões em recursos públicos.
O documento revela problemas como planos de trabalho genéricos, baixa capacidade técnica das entidades e falta de fiscalização, o que teria causado um prejuízo de R$ 15,18 milhões aos cofres públicos.
Dino classificou o cenário como “crítico” e afirmou que é urgente “a responsabilização dos agentes envolvidos e a recomposição dos danos causados ao Erário”.
Além de acionar a PF, o ministro determinou que a Casa Civil revise os dados das emendas em até 60 dias e que a Advocacia-Geral da União (AGU) forme um grupo de trabalho para coordenar medidas de responsabilização.
A CGU também deverá informar, em 15 dias, sobre a abertura de Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) com base nas irregularidades encontradas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas