Política
14/02/2026
Novas informações resgatadas pela Polícia Federal detalham a atuação do ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, como uma ponte entre o meio político e o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Segundo as investigações, Faria tentou intermediar uma reaproximação entre o banqueiro e o ministro do STF Dias Toffoli, após um distanciamento causado por transações comerciais. As revelações foram publicadas pela jornalista Andreza Matais, no site Metrópoles.
Relação "esfriou"
A proximidade entre Vorcaro e Toffoli era notória até 2021, quando o ministro vendeu sua participação no resort Tayayá para um fundo de investimentos ligado ao empresário. Na tentativa de reatar os laços, Fábio Faria organizou um encontro extraoficial entre ambos.
No entanto, a estratégia foi frustrada: o diálogo teria tido o efeito oposto, afastando-os definitivamente após Vorcaro demonstrar desconforto com comentários feitos pelo magistrado sobre outro nome do setor bancário.
Julgamentos de bilhões
As mensagens interceptadas pela PF sugerem que a relação ia além da vida social. Em um dos diálogos, Vorcaro informa a Faria sobre uma possível mudança de posicionamento de Toffoli em um julgamento de alto valor financeiro:
O Caso: Ações indenizatórias do setor sucroalcooleiro (Usina Alcídia) contra o Estado.
A Informação: O banqueiro citou o advogado Carlos Vieira Filho como fonte da informação sobre o voto do ministro.
O Desfecho: Toffoli acabou votando a favor da usina, compondo a maioria vencedora ao lado de Edson Fachin e Nunes Marques.
Papel de Fábio Faria
Faria aparece nos relatórios como uma figura central nos negócios e na articulação política de Vorcaro. Além da amizade pessoal com o ministro Toffoli, o escritório do ex-ministro atua na negociação de ativos bilionários, o que justifica seu envolvimento direto nas conversas sobre processos judiciais que impactam o mercado financeiro.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas