Política
11/02/2026
Não há cristão no mundo que segure um cochilo rápido — daqueles de pescar lambari — ao acompanhar um discurso longo, como a mensagem anual do Executivo na Assembleia Legislativa.
Ontem, a governadora Fátima Bezerra leu sua última mensagem aos deputados — a sétima, salvo engano.
Podemos resumi-la nos seguintes pontos:
— O Rio Grande do Norte está muito melhor do que estava (quando assumiu o governo em 2019) — afirmou, para responder aos críticos que batem na tecla do “caos fiscal”.
Em seguida, a petista exaltou duas ações em parceria com o governo federal:
— Quero comemorar o início da duplicação da BR-304 e a concretização da transposição das águas do rio São Francisco.
Segundo Fátima, as duas obras foram incluídas no pacto firmado com o presidente Lula em 2023.
A governadora também aproveitou o momento solene para propagar a recuperação de rodovias estaduais, segundo ela, sem manutenção adequada há “20, 30, 40 ou até 50 anos”.
— Já entregamos 1.400 quilômetros de rodovias. Temos ainda mais 665 quilômetros com obras em andamento nesse momento — disse, orgulhosa, lembrando a viabilização de recursos com o Banco Mundial e com o apoio do Programa de Equilíbrio Fiscal do governo federal.
Fátima ainda desfiou outros tantos feitos — como é de praxe em todo discurso governamental.
Houve expectativa para os recados políticos — a confirmação de renúncia, articulações para eleição indireta ou ataques aos adversários. Não houve nada disso. Preferiu deixar tudo subentendido.
O tom de Fátima foi de despedida, mesmo. De quem pode largar o governo já no fim de março ou apenas no último dia deste ano, encerrando seu ciclo de gestão.
Para o bem ou para o mal, em fevereiro do próximo ano, já não estará obrigada a ler a mensagem anual do Executivo na reabertura dos trabalhos do Legislativo.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas