Brasil
23/12/2025
O foguete sul-coreano HANBIT-Nano explodiu após o lançamento na noite de ontem (22), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), “o veículo iniciou sua trajetória conforme o previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo”.
Em nota, a FAB informou que equipes da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foram acionadas para analisar os destroços.
“Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado”, afirmou o comunicado.
A missão seria o primeiro lançamento orbital a partir do território brasileiro e integra uma parceria inédita entre o Brasil e uma empresa privada.
O HANBIT-Nano é um lançador de dois estágios, com capacidade para levar até 90 quilos a cerca de 500 quilômetros de altitude, e o voo ocorreu após três adiamentos técnicos anunciados pela FAB.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas