Economia
11/11/2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Seguridade, braço da Caixa Econômica Federal, firmaram um acordo para suspender a venda do seguro prestamista vinculado aos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas.
O produto, conhecido como “proteção financeira”, cobre o saldo devedor em caso de morte ou invalidez, mas vinha sendo alvo de questionamentos sobre cobranças indevidas.
Pelo compromisso, a Caixa Seguridade deve suspender temporariamente a oferta do seguro, impedir sua vinculação ao crédito e manter a liberação dos consignados sem exigência de contratação.
A empresa também se comprometeu a restituir valores cobrados indevidamente, respeitar o limite de 1,6 vez a renda do benefício e informar o andamento das devoluções ao INSS a cada 60 dias.
A suspensão valerá por 30 dias ou até o fim do processo administrativo que apura irregularidades.
O INSS afirmou que o acordo “visa assegurar a defesa dos interesses dos beneficiários”, enquanto a Caixa Seguridade declarou que cumpre as normas, mas concordou com a medida “para avaliar a adequação dos procedimentos e colaborar com o processo de apuração”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas