Justiça Federal manda São Miguel do Gostoso coibir veículos nas praias

Example news
Ricardo Júnior
Justiça fixa regras para utilização de veículos nas areias das praias de São Miguel do Gostoso.

Justiça

22/12/2025

A Justiça Federal acatou parcialmente ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que São Miguel do Gostoso adote medidas para coibir e fiscalizar o tráfego de veículos nas praias, sobretudo entre novembro e junho.

A decisão aponta omissão do município e risco a banhistas, moradores e à fauna em área de desova de tartarugas marinhas, como a tartaruga-de-pente, ameaçada de extinção.

A sentença confirma a proibição de veículos automotores na faixa de areia, com exceções para emergência, apoio à pesca artesanal, práticas esportivas autorizadas e transporte de pessoas com mobilidade reduzida, mediante cadastro e monitoramento.

O município deverá instalar barreiras, placas e câmeras, criar acessos controlados, bolsões para veículos turísticos autorizados, identificar e credenciar veículos e promover ações educativas.

Também foi determinada a implantação progressiva de rota alternativa para passeios turísticos, definida com estudos técnicos e participação de órgãos ambientais, além da criação de um comitê local de acompanhamento.

A multa por descumprimento de liminar anterior, concedida em dezembro, foi mantida e terá valor calculado.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas