Política
11/11/2025
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cassação dos diplomas da prefeita de Pendências, Lays Helena Cabral de Queiroz, e do vice-prefeito Gilberto de Oliveira Fonseca, eleitos em 2024.
O órgão também requer a inelegibilidade da chapa e de outros cinco envolvidos por oito anos, além da convocação de novas eleições suplementares no município.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), protocolada em 30 de outubro de 2024, aponta prática de compra de votos e abuso de poder econômico.
Segundo o promotor Edgard Jurema de Medeiros, o vínculo entre os operadores dos ilícitos e a campanha demonstra “a anuência dos candidatos beneficiários”, afastando a tese de que seriam “atos isolados de terceiros”.
De acordo com os depoimentos, os ilícitos teriam sido praticados por Raquel Ferreira da Silva, fiscal oficial no dia da eleição, e Igor de Souza Luz, coordenador de campanha.
O parecer também cita o envolvimento do ex-prefeito Flaudivan Martins e da secretária Ludmylla Martins, parentes diretos da candidata.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas