Nobel da Paz 2025 vai para María Corina Machado

Example news
Reprodução
María Corina Machado é líder da oposição na Venezuela.

Mundo

10/10/2025

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, foi anunciada hoje (10) como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025.

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, ela foi premiada “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Durante o anúncio, o comitê afirmou que Machado ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”.

A decisão ocorre em meio a um cenário político tenso na Venezuela, onde a oposição enfrenta forte repressão do regime de Nicolás Maduro.

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, cerca de US$ 1,2 milhão, será entregue em Oslo, na Noruega, no dia 10 de dezembro, data que marca a morte de Alfred Nobel, criador da premiação em 1895.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas