Cidades
23/12/2025
A Operação Tuna, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu 2,32 toneladas de pescado e aplicou mais de R$ 122 mil em multas no Rio Grande do Norte por infrações ligadas à pesca de atuns e espécies associadas.
A ação flagrou o aproveitamento e o comércio ilegais de espécies ameaçadas, como agulhão-branco, agulhão-negro e atum-azul, além de 36 espécies de tubarões, aves e tartarugas marinhas.
Com base em dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), que aponta cerca de 1.950 embarcações autorizadas no Nordeste, o Ibama fiscalizou barcos, indústrias, comércio atacadista e varejista e estaleiros no litoral norte potiguar.
Entre as irregularidades estão a venda de atum sem origem comprovada, uso de espécies sem autorização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a construção de embarcações sem licença ambiental e Permissão Prévia de Pesca, com atividades suspensas.
A operação também identificou venda de ova de curimatã durante a piracema, comércio irregular de estrelas-do-mar e corais e lagosta em período de defeso.
A pesca de atuns é regulada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns e Afins no Atlântico (ICCAT), da qual o Brasil é signatário; todo o pescado apreendido foi doado a entidades beneficentes, militares e hospitalares.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas