Economia
11/02/2026
Órgãos de controle abriram procedimentos para apurar reclamações de consumidores de micro e minigeração distribuída (MMGD) no Rio Grande do Norte.
Segundo informações da Tribuna do Norte, as queixas envolvem aumento nas faturas, dúvidas sobre compensação de créditos e falta de clareza nas cobranças da Neoenergia Cosern.
A Defensoria Pública do Estado instaurou procedimento após receber mais de 20 reclamações.
“São mais de vinte reclamações que chegaram à Defensoria. O objetivo é apurar se essa cobrança se está amparada em lei”, afirmou o defensor Rodrigo Lira, informando que foram oficiados o Governo do Estado, a empresa, a Prefeitura do Natal e o Procon.
O Ministério Público (MP) também abriu inquérito para apurar “possível não compensação de créditos de energia solar na conta de energia” e analisar “a questão da publicidade e a mudança efetuada no sistema de cobrança”.
O Procon acompanha o caso e aponta queixas sobre cobrança da energia gerada e falhas após a implantação de novo sistema.
A Cosern informou que a atualização busca adequar o faturamento à legislação, citou o Decreto Estadual nº 128/2025 sobre ICMS e afirmou que a Contribuição de Iluminação Pública segue leis municipais, atuando apenas como arrecadadora.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas